“Saúde” foi o tema discutido na campanha “Eu respeito” no CPAQ; veja as fotos

Foi com muita informação e vários esclarecimentos que a programação do evento “Eu respeito – UFMS”, que tratou do tema “saúde” no Câmpus de Aquidauana (CPAQ/UFMS), foi encerrada.

Realizadas na unidade I do CPAQ, no anfiteatro Dóris Mendes Trindade, na última quinta-feira (19), as atividades  do evento “Eu respeito – UFMS” ocorreram nos períodos vespertino e noturno: alunos, técnicos e docentes participaram das discussões.

A partir deste mês de abril, a campanha “Eu Respeito” pretende fortalecer um ambiente onde todos se respeitem, no qual esse valor se materialize em atitudes em prol da própria comunidade acadêmica. A cada mês, a campanha vai abordar um tema, reunindo várias atividades programadas na Cidade Universitária e em todos os campus. No mês de abril, o mote é o respeito à Saúde. Estão previstas diversas atividades, como orientação e debate sobre os cuidados necessários para uma vida saudável.

Os palestrantes esclareceram muitas dúvidas da comunidade CPAQ (Clique para aumentar)

No período vespertino, houve diversas atividades: primeiramente, uma Dinâmica de Acolhimento, ministrada pela Psicóloga da Divisão de Saúde e Alimentação Estudantil da UFMS, Ana Lucia de Souza; em seguida, a palestra “Fluxo de Atendimento Médico no Município de Aquidauana”, ministrada pela Assistente Social e Coordenadora Municipal de Regulação do Município de Aquidauana, Ana Flávia Modesto; logo após, houve a palestra “Adoção de uma alimentação saudável como prevenção no surgimento de doenças crônicas”, ministrada pela Nutricionista da Secretaria Municipal de Saúde de Aquidauana, Leila Pereira Figueiredo; finalizando a programação do período vespertino, houve a palestra “A necessidade da prática regular de exercícios físicos e o combate ao sedentarismo”, ministrada pelo Educador Físico do SESC – Aquidauana, Lucas Lopes Paniago.

No período noturno, as atividades foram encerradas por volta de 22h30, em virtude das várias dúvidas apresentadas pela comunidade CPAQ (Clique para aumentar)

No período noturno, três atividades foram realizadas: uma Dinâmica de Acolhimento, desenvolvida pela Psicóloga da Divisão de Saúde e Alimentação Estudantil da UFMS, Ana Lucia de Souza; em seguida, foi realizada a palestra “Ansiedade como patologia da atualidade”, ministrada pelo Psicólogo e Coordenador do Centro de Especialidades Médicas e do Núcleo de Apoio à Saúde da Família de Anastácio, Éverton Villazante Constantino; por fim, a palestra “Síndromes Metabólicas – Obesidade, Diabetes, Hipertensão e Dislipidemias”, ministrada pelo Oficial Médico do Exército Brasileiro (9º Batalhão de Engenharia de Combate), Tenente Borges.

Além dessas atividades, também houve aferição de pressão no local.

Ao final das atividades, muitas dúvidas foram esclarecidas, em um momento de orientações e debate de ideias. Variadas sugestões para a melhoria da saúde pública tanto da região como internamente na UFMS foram discutidas.

O CPAQ agradece aos parceiros SESC, Secretaria de Ação Social e Secretaria de Saúde Municipal de Aquidauana, Secretaria de Saúde Municipal de Anastácio, Divisão de Saúde e Alimentação Estudantil da UFMS e Exército Brasileiro (9º Batalhão de Engenharia de Combate) pela dedicação e prontidão demonstradas para o desenvolvimento deste evento.

Para conferir as fotos da campanha “Eu respeito” no CPAQclique aqui.