“Estudos de gênero: um assunto de mulheres” será tema de oficina no CPAQ no dia 20/04

Com o objetivo de refletir sobre a construção das personagens femininas nas narrativas históricas e analisar a categoria gênero na construção da história – no período da Segunda Guerra Mundial, o grupo de estudos “Historiografia e Ensino de História (HEH)” da UFMS – Câmpus de Aquidauana (CPAQ) promoverá a oficina “Estudos de gênero: um assunto de mulheres”, no dia 20 de abril de 2018, das 19h às 23h, no Centro de Documentação Histórica do CPAQ (Unidade III), localizado na rua Pandiá Calógeras, 387, centro, Aquidauana (MS). As inscrições são gratuitas e limitadas!

O grupo de estudos “Historiografia e Ensino de História (HEH)”, ao longo do ano de 2018, oferecerá uma série de oficinas visando à formação inicial e continuada dos discentes do CPAQ, egressos e professores da rede pública de ensino. Na construção de uma reflexão sobre os estudos de Gênero, propõe-se a oficina com um olhar a partir da obra cinematográfica intitulada “Um assunto de mulheres”.

Com um olhar no período da Segunda Guerra Mundial, será evidenciado o trabalho feminino permeado de relações de poder, tanto nos discursos como nas práticas cotidianas frente às adversidades durante a guerra. A partir da categoria analítica gênero, as múltiplas relações do papel feminino serão abordadas nas representações, nos funcionamentos socioculturais, nos símbolos, nos mitos, nos silenciamentos, nos apagamentos históricos, nos modelos e padrões e nas normas sociais, ainda as subjetividades, os corpos e as políticas.

Programação (clique para aumentar)

Serão ministrantes de palestras nesta oficina as seguintes docentes:

Silvana Aparecida da Silva Zanchett – possui graduação em História pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2007) e mestrado em História pela Universidade Federal da Grande Dourados (2013). Doutoranda do curso de história pela Universidade Federal da Grande Dourados (2015). Docente do curso de história, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, no campus de Coxim/MS. Atualmente é pesquisadora do grupo de estudos LEGHI (Laboratório de Estudos de Gênero, História e Interculturalidade), vinculado ao Programa de pós-graduação em história pela Universidade Federal da Grande Dourados.

Débora de Souza Bueno Mosqueira – possui graduação em História pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2013) e mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em História pela Universidade Federal da Grande Dourados. Tem experiência na área de História, com ênfase nas seguintes temáticas: Lampião da Esquina, feminino, liberdade sexual, mulher, representações, Mulherio e feminismos. Atualmente leciona na Escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental GAPPE, no município de Campo Grande-MS.

Para se inscrever, acesse o link: encurtador.com.br/eufx3

Esta oficina é vinculada ao projeto “Manuais didáticos de história: patrimônio, movimentos sociais, direitos humanos, gênero, afrodescendentes e indígenas – autores, textos, usos e leituras”.

Para quaisquer dúvidas, entrar em contato com a professora Ana Paula Squinelo (História/CPAQ), pessoalmente ou pelo e-mail ana.squinelo@ufms.br.

Participem!