CPAQ promoveu apresentação cultural sobre as poesias de Manoel de Barros; veja as fotos

Postado por: Joao Doarth

Na última quinta-feira (01), o Câmpus de Aquidauana (CPAQ/UFMS) promoveu uma apresentação cultural intitulada “Quem não tem ferramentas de pensar, inventa! – Poesias de Manoel de Barros”. A atividade foi realizada no saguão do bloco B, às 20h.

A atividade, que faz parte do Programa Mais Cultura na UFMS, foi aberta a toda a comunidade. Com dramaturgia aberta, o público participou ativamente do jogo cênico e das poesias.

A apresentação foi desenvolvida pelo ator, produtor e palhaço Pietro Lara e teve duração de aproximadamente 30 minutos (veja o álbum de fotos da apresentação aqui).

Release “Quem não tem ferramentas de pensar, inventa!”

Pietro Lara é ator, palhaço e produtor e promoveu muita interação com os acadêmicos e servidores do CPAQ!

As poesias são encenadas e vivenciadas utilizando a fala, o gesto, o movimento e os sons. Declamador e personagem se fundem a serviço da poética visual de Manoel de Barros, mostrando-nos imagens que traduzem ou que representem os poemas e poesias, como “o menino que carrega água na peneira a vida toda”.

Para a trilha sonora instrumental, o entardecer pantaneiro. Para o cenário, figurino e objetos são utilizados os propostos pelo autor em seus poemas, como os trapos para se fazer poema, peneira para carregar água, um pente, uma árvore, sacos de lixos, retratos de formatura, coisas sem préstimos.

As poesias foram selecionadas seguindo um conceito cronológico de criação: que nasce com a palavra, que depois evolui para o poema, matéria de poesia, fazedor de amanhecer, até chegar na infância, faixa etária do público-alvo.

Para conferir o álbum de fotos da apresentação, clique aqui.