Acadêmica e professora do Curso de Letras do CPAQ publicam resultado de pesquisa do PIBIC em revista

O Curso de Letras do Câmpus de Aquidauana (CPAQ) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul mais uma vez é destaque nas publicações de acadêmicos e seus docentes.

Após o curso de Administração do CPAQ ter publicações de acadêmicos aprovadas em revista, desta vez, o CPAQ também é destaque com a publicação de artigo do Curso de Letras, intitulado “Aspectos translíngues e imigração: o que se vê na mídia, o que se entende do outro e de si”, de autoria da acadêmica do 7º semestre de Letras, Rosileny Ribeiro Leite, e da Profa. Dra. Nara Hiroko Takaki, que foi orientadora da pesquisa.

O artigo foi produzido como fruto da pesquisa da acadêmica no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), no período de novembro/2016 a julho/2017. O trabalho foi aprovado e apresentado pela acadêmica em dois eventos no decorrer do segundo semestre do ano passado, sendo eles: IX SIGET – Simpósio Internacional de Gêneros Textuais e no XVIII Encontro de Iniciação Científica/Integra UFMS.

O artigo apresenta uma abordagem sobre o processo de interação do eu com o outro, como a linguagem constrói realidades em situações singulares. Nesse sentido, o artigo integra descrição, explicação e análise de um vídeo-reportagem na mídia considerando aspectos translíngues e multimodais relacionados à presença de imigrantes recentes no Brasil. O objetivo da acadêmica no artigo é apresentar o resultado da investigação de como a relação Brasil e imigrantes recentes corrobora práticas de linguagem e como isto influencia no âmbito educacional, tanto o ensino de línguas/linguagens, de formação de professores de línguas, de usos das novas mídias.

A Revista Diálogos Educacionais é um periódico científico online da Secretaria Municipal de Educação de Campo Grande – SEMED, editado pela Divisão de Tecnologia Educacional. A publicação do artigo está na edição v.8, n.02.

“Temos mais uma oportunidade de divulgar e socializar a pesquisa que realizamos no Câmpus de Aquidauana, da UFMS. Acredito que isso é incentivo para nós, acadêmicos, de que podemos continuar nossas pesquisas, pois elas podem ser aprovadas e, assim, damos visibilidade aos conhecimentos, produções e projetos que a universidade oportuniza. Obrigada à direção do CPAQ, à coordenação de Letras e à orientadora pelo incentivo nessa pesquisa”, frisou a acadêmica Rosileny Ribeiro.

Para ter acesso ao artigo completo, confira o link: http://dialogoseducacionais.semed.capital.ms.gov.br/index.php/dialogos/article/view/224