2ª Noite cultural dos povos indígenas UFMS/CPAQ será realizada nesta sexta (20)

No dia 20 de abril de 2018 (sexta-feira), a comunidade acadêmica da UFMS – Câmpus de Aquidauana (CPAQ) vai presenciar entretenimento e atividades culturais de qualidade com os acadêmicos indígenas de nosso câmpus, com a 2ª Noite cultural dos povos indígenas UFMS/CPAQ!

As ações terão início às 19h30, com a abertura e uma breve explicação sobre o objetivo do evento. Às 20h, ocorrerão as seguintes apresentações culturais:

• Dança Masculina Terena: Híyokena kipâe-homen
  • Dança Feminina Terena: Sipúterena
  • Dança do Xavante – MT
  • Apresentação Kadwéu – MS
  • Apresentação Kaxinawa – AC
  • Apresentação Kamayura e Waurá – MT

Durante as atividades, também haverá exposição de artesanatos, comida típica, pintura corporal e muito mais!

A primeira edição do evento foi realizada pelos acadêmicos indígenas em 2017 no saguão do bloco B e encantou a comunidade acadêmica do CPAQ!

Neste ano, com o apoio da iluminação cedida pela prefeitura de Aquidauana e de Anastácio, a 2ª Noite cultural dos povos indígenas UFMS/CPAQ, que está sendo organizada pelos acadêmicos indígenas do CPAQ, será realizada a partir das 19h30, no dia 20/04/2018 (sexta-feira), no gramado ao lado do bloco A (em direção ao bloco C) da unidade II do CPAQ.

Durante as atividades, também haverá exposição de artesanatos, comida típica, pintura corporal e muito mais! (Clique para aumentar)

Participem!

Dia do Índio

No dia 19 de abril, comemora-se o Dia do Índio no Brasil, data instituída em 2 de junho de 1943, durante o governo Getúlio Vargas. A definição da data foi uma consequência da realização do Primeiro Congresso Indigenista Interamericano, realizado no México, em 1940. Durante o evento, que contou com a participação de diversas autoridades indigenistas, foi proposto aos países da América que se criasse um dia para celebrar esse povo e fazer da causa indígena um ponto de reflexão para toda sociedade.

Atualmente, de acordo com informações do Censo 2010, cerca de 0,4% da população brasileira é formada por índios, um total de 800 mil vivendo no País. Segundo a Fundação Nacional do Índio (Funai), existem 225 povos indígenas, além de referências de 70 tribos vivendo em locais isolados e que ainda não foram contatadas. Em sua grande maioria, pertencem a cinco grandes e diferentes complexos linguísticos culturais: Tupi, Jê, Aruak, Pano e Karibe.

Em 1988, os povos indígenas passaram a dispor de uma nova relação de forças com o Estado brasileiro, tendo o direito de manifestarem-se contra a tutela. Assim, após a adoção da Constituição, os povos indígenas passaram a utilizar a data do dia 19 de abril para protestar por seus direitos, rompendo com o estereotipo do período colonial.

Com esse evento, os estudantes indígenas, que constituem cerca de 30% dos alunos matriculados nesta câmpus, buscam celebrar o dia nacional dos povos indígenas, através de um evento com o objetivo de continuar rompendo os estigmas estereotipados que ainda prevalecem em nossa sociedade e proporcionar visibilidade da cultura indígena dentro da universidade.

Não percam a oportunidade de participar!