Semana do Lixo Zero disponibiliza cronograma e abre inscrições para oficinas

Postado por: Marco Santos

O Projeto de Extensão denominado “Semana Lixo Zero” ocorre anualmente e neste ano acontecerá de forma simultânea em todos os campi da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) coordenado pela Profª. Karina Ocampo Righi Cavallaro. O projeto consiste na reflexão sobre o consumo e a responsabilidade pela geração de resíduos, com práticas de sensibilização, educação, redução, reuso, reciclagem, compostagem, re-design, arranjos produtivos locais, projetos e ações.

O Campus de Aquidauana (CPAQ), por meio de uma Comissão Local, elaborou uma programação específica, voltada para a problemática da realidade local, que inclui Local de Entrega Voluntária de recicláveis (LEV) na Unidade II do CPAQ, além de oficinas e ações educativas nas Unidades de Conservação urbana e rural.

A programação terá início no dia 23/10/2021, quando será realizada a atividade denominada “Pedal ambiental na Estrada Parque: suas ações importam”, com a participação do grupo de ciclistas “As Parças”. A ação objetiva recolher resíduos sólidos na APA Estrada Parque Piraputanga de forma simbólica, com o devido acompanhamento da UFMS. Consiste-se em ação educativa, externando a importância da conservação ambiental, da destinação adequada dos resíduos pela população, bem como a valorização dos recursos naturais, em especial da Unidade de Conservação como área de potencial para o turismo. O recolhimento de resíduos em um único dia não objetiva resolver a poluição ambiental, e sim chamar a atenção para a necessidade de repensar o comportamento de destinação inadequada dos resíduos sólidos e respectivas consequências ambientais e de saúde.

No período de 27 a 30 de outubro de 2021, acontecerá o recebimento de materiais recicláveis no LEV, que funcionará na Unidade II da UFMS/CPAQ, no horário das 7h às 11h e das 13h às 17h. Os materiais que a população poderá entregar voluntariamente são: materiais recicláveis (papel, papelão, vidro, alumínio, plástico); medicamentos vencidos; óleo de cozinha usado; pilhas, lâmpadas e baterias; eletrônicos (pendrive, monitores, teclados, cabos, celulares, mouse, televisores, notebooks, etc). Todos os materiais recolhidos terão destinação adequada, sendo parte para catadores da cidade e parte para reciclagem em Campo Grande, sob responsabilidade da UFMS.

No dia 28 de outubro, será realizada uma ação educativa de recolhimento de resíduos sólidos, no Parque Natural Municipal da Lagoa Comprida, a partir das 8h, com a participação do grupo de canoístas de Aquidauana, acompanhado pela SEMA e pela UFMS/CPAQ. Ainda no dia 28, às 13h30min, ocorrerá a “Oficina de reciclagem de óleo de cozinha usado”, ministrada pela Profª. Eva Teixeira dos Santos, docente do Curso de Geografia da UFMS/CPAQ. No dia seguinte (29), às 8h, acontecerá a “Oficina de compostagem: montando uma composteira em baldes”, ministrada pelo Prof. Fernando Ibanez, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Aquidauana (SEMA). Já no dia 30, às 8h, será a “Oficina reciclando papel”, ministrada pela Profª. Adriana Luzardo e por estudantes do 2º ano do Curso Técnico em Agropecuária do Centro de Educação Profissional de Aquidauana (CEPA).

Todas as oficinas serão presenciais, na Unidade II da UFMS/CPAQ, com vagas limitadas de apenas 15 pessoas para participação, obedecendo-se a todos os protocolos de biossegurança. Contamos com a participação efetiva da população de Aquidauana e Anastácio para essa ação de grande importância ambiental, econômica e social!

Clique aqui para se inscrever nas oficinas!