1º Hackaton da Administração apresentou propostas concretas para a gestão pública municipal

No último final de semana, entre os dias 3 e 4 de agosto, o Curso de Administração da UFMS, Câmpus de Aquidauana (CPAQ), realizou o seu 1º Hackaton, dentro das atividades da Escola de Inverno 2019. A competição contou com 4 times, formados por alunos e professores, que refletiram sobre dois desafios relacionados à gestão pública municipal: drogas e opções de lazer.

Os hackatons são competições baseadas na estratégia de gameficação no aprendizado, ou seja, na inclusão de elementos de jogos (games) na didática aplicada em sala de aula. Originalmente, surgiram ligados a cursos da área de computação, como maratonas de programação, mas atualmente os hackatons são vistos como recursos usados para estimular a criatividade, trabalho em equipe, liderança e tomada de decisão sob pressão. Essas competências são requeridas em qualquer área do conhecimento, mas, principalmente, na gestão.

Jurados escolhidos são importantes lideranças no município (clique para aumentar)

Durante o sábado, os times recolheram informações, utilizaram ferramentas de gestão e buscaram aconselhamentos dos coaches (técnicos) para desenvolver propostas. No domingo, as ideias foram apresentadas a um corpo de jurados, formado pelo Prof. Auri Frübel (Diretor do CPAQ), Alessandra Marques (Diretora de administração do IFMS), Humberto Torres (representante da Secretaria Municipal de Turismo) e Mauro Batista (presidente da Câmara de Vereadores de Aquidauana).

As propostas foram avaliadas em relação a critérios como (i) prazo e custo de execução, (ii) abrangência da população atendida e parcerias e (iii) desenvoltura dos alunos na apresentação. As equipes foram premiadas com lembranças e troféus para as primeiras colocações:

Equipes apresentaram propostas sobre drogas e opções de lazer (clique para aumentar)

• 1º lugar: Warriors Adm (alunos: Alexsandro Lino Amorim, Almir Christofori Filho, Catarina Pereira Ribeiro, Luana Ragalzi Silva,Veridiana Rocha; coach: Profa. Gercina Gonçalves da Silva);
  • 2º lugar: Dream Team Adm (alunos: Carlos Augusto Nepomuceno, Lucas Rodrigues Xavier, Murilo Ferreira Flores, Thais Emanuelly Soares Lima,Wanderson Barbosa Ferreira; coach: Prof. Alisson Maxwell Ferreira Andrade);
  • 3º lugar: Feras do Pantanal (alunos: Claudenyr Rodrigues Gomes, Eloiza do nascimento Vianna, Guilherme Pinheiro da Silva, Larissa Martins; coach: Prof. João Bosco de Moura Filho);
  • 4º lugar: Os Dominadores (alunos: Eliziane Camilla Rosa, Fernando Euclides de Oliveria Gomes, Leiziane Almeida Coelho, Joselin Gil Bravo).

As propostas dos três primeiros colocados serão encaminhadas à municipalidade de Aquidauana e serão expostas no estande da UFMS na ExpoAqui 2019.

O hackaton integrará o calendário anual de atividades do Curso de Administração do CPAQ. Assim, os acadêmicos que desejarem repetir a experiência ou participar pela primeira vez do desafio de elaborar propostas para a gestão pública podem aguardar a próxima edição em 2020.

Veja as fotos do 1º Hackaton: clique aqui.