Cooperação Tecnológica e Inovação Sustentável (GPCTIS)
Docentes da UFMS
Daniela Althoff Philippi
Ana Graziele Lourenço Toledo
Repercussões dos trabalhos do grupo
Finalização do Projeto de Pesquisa: Cooperação Tecnológica de Universidades de MS na cadeia produtiva do leite em dezembro de 2020. O projeto repercutiu e ainda está repercutindo em publicações. Além disso, há colaboração entre membros do grupo em pesquisas de menor porte e vinculadas às linhas de pesquisa com publicações de artigos em eventos e periódicos. Destaque às produções científicas de 2021 vinculadas às duas linhas de pesquisa. Início de 2022 com elaboração de projeto de pesquisa: e “Cooperação tecnólógia e inovação sustentável na cadeia produtiva de frutos do cerrado em Mato Grosso do Sul”, dando prosseguimento a pesquisas já realizadas e contemplando as duas linhas de pesquisa do grupo
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Núcleo de Pesquisas Estatísticas Multivariadas em Administração – NUPEMAD
Docentes da UFMS
Karoline Ferreira Kinoshita Goes
Repercussões dos trabalhos do grupo
Em Elaboração
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Estudos Integrados em Biodiversidade do Cerrado e Pantanal
Docentes da UFMS
Bruna Gardenal Fina Cicalise
Camila Aoki
Dirce Ferreira Luz
Edihanne Gamarra Arguelho
José Rímoli
Julio César de Souza
Ricardo Henrique Gentil Pereira
Rogério Rodrigues Faria
Tatiane do Nascimento Lima
Repercussões dos trabalhos do grupo
O grupo de pesquisa interdisciplinar visa à geração de conhecimento, bem como a formação de recursos humanos, com envolvimento na área de pesquisa no Estado de Mato Grosso do Sul. O grupo promove a participação de pesquisadores, técnicos, estudantes de graduação e pós-graduação em todas as etapas da pesquisa, desde a coleta de dados até a comunicação dos resultados. Entre os interesses do grupo constam a compreensão dos fenômenos que envolvem a relação entre sociedade e meio ambiente; entendimento e revisão dos padrões ecológicos de organismos, populações e ecossistemas; bem como buscar respostas biológicas que visam contribuição ao setor tecnológico e de produção. A consolidação do grupo fortalecerá a pesquisa e aumentará qualitativa e quantitativamente as informações sobre a biodiversidade da região, podendo subsidiar planos de manejo e políticas públicas em nível local e regional.
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ARBOREA Arboricultura, Recursos Naturais e Sustentabilidade
ocentes da UFMS
Camila Aoki
Repercussões dos trabalhos do grupo
As ações de pesquisa do grupo, incluindo seus desdobramentos para o ensino e a extensão, vem dando suporte à produção de trabalhos de graduação, artigos científicos, comunicações em eventos científicos, orientação e publicação de TCC,’s, P´s graduação lato senso e mestrado na UFMS e outras IES.
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ESTUDOS EM BIODIVERSIDADE VEGETAL NEOTROPICAL
Docentes da UFMS
Camila Aoki
Repercussões dos trabalhos do grupo
Este grupo realiza estudos da biodiversidade vegetal com ênfase em formações sazonais dos neotrópicos (e.g. savanas). O grupo objetiva a integração de pesquisadores que realizam pesquisas em diversas áreas da Botânica e Ecologia Vegetal e que estão vinculados direta ou indiretamente ao Programa de Pós-graduação em Biologia Vegetal da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Esta integração objetiva qualificar profissionais para atuar nas diversas áreas da Biologia Vegetal, disponibilizar os dados das pesquisas em periódicos nacionais e estrangeiros e em publicações destinadas ao público em geral, bem como utilizar estes dados para respaldar políticas públicas para a conservação, restauração e uso sustentável da biodiversidade e dos serviços/funções ecossistêmicas em âmbito regional, nacional e internacional.
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Sistemática, Ecologia e Evolução de Hexapoda neotropicais
Docentes da UFMS
Camila Aoki
Repercussões dos trabalhos do grupo
O presente grupo desenvolverá questões sobre a sistemática, ecologia e evolução dos hexápodos na Região Neotropical, procurando fazê-lo de forma integrativa.
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Ensino de Ciências Ambientais
Docentes da UFMS
Edihanne Gamarra Arguelho
Rogério Rodrigues Faria
Tatiane do Nascimento
Repercussões dos trabalhos do grupo
O grupo de pesquisa tem repercussão para o campo das concepções e práticas do Ensino de Ciências Ambientais, estimulando e divulgando novas práticas e saberes.
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Grupo de pesquisas cromossômicas do Mato Grosso do Sul
Docentes da UFMS
Edihanne Gamarra Arguelho
Repercussões dos trabalhos do grupo
Em Elaboração
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Promea_Biology-Conservation
Docentes da UFMS
Julio César de Souza
Repercussões dos trabalhos do grupo
Trabalhar com produção e melhoramento animal e com conservação da biodiversidade. O trabalho desenvolvido pelo grupo tem por finalidade contribuir e implementar o conhecimento científico e desenvolver alternativas tecnológicas importantes para realizar conservação da biodiversidade e conduzir sistemas de produção sustentáveis e eficientes. Na área de genética e melhoramento animal estudar-se-á o efeito da interação genótipo x ambiente; estimativas de parâmetros e ganhos genéticos, estimativas das DEPs para características produtivas e reprodutivas dos animais domésticos, envolvendo metodologias avançadas de análise genética. Disponibilizar tecnologias de cruzamentos, alimentação, nutrição, manejo e biotecnias que permitam aumentar a produtividade de carne. Na parte de conservação de animais silvestres, estudar-se-á variabilidade faunística e florística existentes além da realização de estudos para o conhecimento da biota Pantanal.
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GPLAN – Planejamento e Gestão Ambiental
Docentes da UFMS
Ana Paula Archanjo Batarce
Andre Luiz de Carvalho
Camilo Alejandro Bustos Avila
Elisângela Martins de Carvalho
Emerson Figueiredo Leite
Eva Teixeira dos Santos
Fernando Rodrigo Farias
Lucy Ribeiro Ayach
Marcos Pereira Campos
Ricardo Lopes Batista
Vicente Rocha Silva
Repercussões dos trabalhos do grupo
O objetivo principal do GPLAN é levantar subsídios para o planejamento e a gestão ambiental de áreas urbanas e rurais inseridas nas regiões do Pantanal e Cerrado, no Estado de Mato Grosso do Sul. Entre as principais atividades do grupo estão aquelas voltadas para a pesquisa, o ensino e a extensão. Tais atividades contribuíram para a criação de um novo Programa de Pós-Graduação em Geografia no campus, aprovado pela CAPES em setembro de 2013 e iniciado em janeiro de 2014.Considera-se que o papel social do curso tem sido cumprido, oferecendo educação pública de qualidade, uma vez que o curso possui 40 Mestres egressos em apenas 06 anos de existência. Mesmo tendo formado a primeira turma no início de 2016, os egressos em sua totalidade estão inseridos no mercado de trabalho ou em programas de Doutorado.
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Estudos de Saúde, População e Ensino de Geografia – GESPEGeo
Docentes da UFMS
Ana Paula Archanjo Batarce
Elisângela Martins de Carvalho
Eva Teixeira dos Santos
Fernando Rodrigo Farias
Lucy Ribeiro Ayach
Ricardo Lopes Batista
Repercussões dos trabalhos do grupo
O Grupo de ESTUDOS DE SAÚDE, POPULAÇÃO E ENSINO DE GEOGRAFIA – GESPEGEO, têm contribuído com discussões e pesquisas relacionadas a Geografia da saúde, ensino de geografia e população e suas representações. Entre as principais atividades do grupo estão aquelas voltadas para a pesquisa, o ensino e a extensão, vinculadas ao Programa de Pós-Graduação em Geografia e aos cursos de graduação em Geografia – Licenciatura e Bacharelado – CPAQ/UFMS. O desenvolvimento de relatórios sobre COVID-19, no ano de 2020, bem como publicações conjuntas entre os membros motivou a criação do Grupo.
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Geovisualização
Docentes da UFMS
Andre Luiz de Carvalho
Fernando Rodrigo Farias
Nelson Marisco
Repercussões dos trabalhos do grupo
Este grupo tem por objetivo estudar as relações entre o Cadastro Territorial Multifinalitário e suas relações com o Planejamento Urbano e Regional. Estudos esses relacionados com os aspectos geométricos, legais e fiscais.
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Cotidianicidade – Grupo de Estudos sobre (coisas da) Cidade
Docentes da UFMS
Nelson Marisco
Izac de Oliveira Belino Bonfim
Repercussões dos trabalhos do grupo
Possibilitar a formação de banco de dados das teorias sobre cidades e sobre a relações dialéticas entre o rural e o urbano, assim como juntar informações teóricas e práticas dos aspectos econômicos, políticos, históricos, culturais, sociais, além daqueles relacionados com as gestões públicas das cidades do Estado de Mato Grosso do Sul e, principalmente, da região das Fronteiras do Brasil com a Bolívia e com o Paraguai.
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Laboratório de Estudos em Diferenças & Linguagens – LEDLin
Docentes da UFMS
Aguinaldo Rodrigues Gomes
Helen Paola Vieira Bueno
Miguel Rodrigues de Sousa Neto
Repercussões dos trabalhos do grupo
O Laboratório de Estudos em Diferenças & Linguagens – LEDLin busca constituir-se como espaço privilegiado para a promoção do debate interdisciplinar, notadamente no campo dos Estudos Culturais. Tomar antigos e novos atores sociais, por meio de campos teóricos e metodológicos referentes aos estudos da Cultura, Política, das Alteridades e das Linguagens, e compreender suas feições, seus limites e seus embates representa parte significativa de sua proposta. As expressões dos sujeitos são tomadas em sua diversidade, na tentativa de (re)compor a polifonia social e intelectual, seja como objeto, seja como prática da construção do conhecimento.
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Núcleo de Estudos Néstor Perlongher
Docentes da UFMS
Aguinaldo Rodrigues Gomes
Miguel Rodrigues de Sousa Neto
Repercussões dos trabalhos do grupo
O Núcleo de Estudos Néstor Perlongher (NENP) é vinculado ao curso de Ciências Sociais, ao Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS) e ao Programa de Pós-Graduação em Estudos Culturais da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Seu nome é uma referência ao antropólogo argentino, radicado no Brasil, falecido em 1992 e com importante contribuição para a antropologia urbana brasileira, especialmente no que diz respeito às dinâmicas do trabalho sexual masculino. O Núcleo de Estudos Néstor Perlongher tem como foco de interesse problematizações a cerca das questões de antropologia urbana a partir de diferentes escalas de cidades em interface com gênero, sexualidade em intersecções com outros marcadores sociais de diferença. O Núcleo de Estudos está organizado em três linhas de pesquisa: 1)Corpo, cultura e diferenças na cidade; 2) Gênero, sexualidade e interseccionalidade; Cidade, festas populares e mobilidades.
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Historiografia e Ensino de História: diálogos em trânsito
Docentes da UFMS
Ana Paula Squinelo
Katicilayne Roberta de Alcântara
Repercussões dos trabalhos do grupo
Desenvolvemos um trabalho há mais de duas décadas que busca envolver docentes do curso de História dos campus da UFMS em ações de pesquisa, ensino, extensão (formação de professores/as) e, pretendemos dar continuidade a esse trabalho. Pretende-se consolidar a referida inserção por meio de parcerias com vistas à publicação acadêmica (livros, artigos e coletâneas), organização de Dossiês, pesquisas, organização de eventos e cursos de formação. O Grupo contribuiu nessas últimas décadas para divulgar os estudos da fronteira Brasil/Paraguai, bem como da própria UFMS e do estado de Mato Grosso do Sul, pretende-se, nesse sentido, dar continuidade a esse trabalho.
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Grupo de estudos e pesquisa: História sócio cultural e educação –GEPHCE –Empreenchimento
Docentes da UFMS
Janete Rosa da Fonseca
Maria Neusa Gonçalves Gomes de Souza
Repercussões dos trabalhos do grupo
ESTAMOS INICIANDO OS TRABALHOS de estudo e pesquisa e pretendemos estudar e pesquisar a Historia, e a Educação em MS na perspectiva socio- cultural, da “Nova História” de forma interdisciplinar. Com os referenciais de Peter Burke, Vera Candau, Fracisco Falcon, Stuart Hall, entre outros. Resgatando caracteres de identidade, cultura, educação e história. Pretendemos ampliar os trabalhos do grupo para estudos comparativos das temáticas na América Latina.
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Línguas de Contato: português étnico – empreenchimento
Docentes da UFMS
Bruno Roberto Nantes Araujo
Onilda Sanches Nincao
Repercussões dos trabalhos do grupo
O grupo objetiva-se por trabalhar com o português falado como segunda língua tanto de estrangeiros quanto da população indígena e em alguns casos com povos indígenas que possui o português como primeira língua, contudo tem suas peculiaridades linguísticas e que merecem uma investigação. Publicações: FERREIRA, R. V.; XAVIER, G. V. C. ; NINCAO, O. S. . O contexto de uso da língua terena e língua portuguesa nas aldeias urbanas em Campo Grande-MS. ARGUS-A ARTES & HUMANIDADES, v. X, p. 1-26, 2020. OLIVEIRA, C. P. ; FERREIRA, R. V. ; Burgo, Vanessa Hagemeyer . Ethnic language and bilingualism: the acquisition of Karajá as a second language. Linguagem & Ensino (UCPel), v. 23, p. 1145-1161, 2020. ARAÚJO, BRUNO ROBERTO NANTES ; FERREIRA, ROGÉRIO VICENTE . A LIBRAS DIANTE DA PANDEMIA: A IMPORTÂNCIA DO INTÉRPRETE NO CONTATO LINGUÍSTICO. SOCIODIALETO, v. 11, p. 1, 2021.
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Libras, Educação de Surdos e Letramento de surdos
Docentes da UFMS
Bruno Roberto Nantes Araujo
Repercussões dos trabalhos do grupo
Este projeto tem por objetivo analisar a constituição e circulação da Língua Brasileira de Sinais (Libras) em, pelo menos, uma instituição bilíngue para surdos do estado do Mato Grosso do Sul com alunos matriculados nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, bem como as aplicações no processo de alfabetização e letramento desses estudantes ? seja em língua de sinais, seja em língua portuguesa. Seu referencial teórico advém do intercruzamento de teorizações dos Estudos Culturais em Educação, Estudos Surdos e Diversidade.
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Literatura e Estudos Interdisciplinares
Docentes da UFMS
Diana Milena Heck
Edelberto Pauli Junior
José Alonso Tôrres Freire
Marcos Rogério Heck Dorneles
Repercussões dos trabalhos do grupo
– Assinalar temas, espaços e momentos em que a Literatura e outros ramos dos conhecimentos, saberes e artes se encontram. Em especial, os diálogos realizados entre Literatura, Filosofia, Cinema, Artes Visuais, História e Pedagogia. – Evidenciar certos modos de imbricação entre Literatura e outras ciências e artes, numa ambiência de buscas temáticas, de procedimentos comuns e de interpretação da vida e do mundo. – Possibilitar uma instância na qual duas áreas se configurem num terceiro campo de ação, de ordenação interacional, vislumbrada em metas transdisciplinares. – Buscar a realização de atividades reflexivas, como: de maneira geral, a efetivação de diálogos entre cursos, campi, universidades e grupos de pesquisa; e, de forma específica, a detecção da presença do pensamento filosófico na literatura e a identificação de anteparos retóricos na filosofia.
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Literatura brasileira e representação: desdobramentos
Docentes da UFMS
José Alonso Tôrres Freire
Marcos Rogério Heck Dorneles
Repercussões dos trabalhos do grupo
Em 2018, defendeu o Mestrado a pesquisadora Samara Pereira Souza de Lima, em 16.08. Em 2020, a pesquisadora Samara P. S. de Lima foi aprovada em seleção para o Curso de Doutorado. Também em 2020, Suéllen Silva Varela defendeu seu Mestrado. Em 2020, foram publicados 2 capítulos de livros em obras internacionais pelo líder. Em 2020, entrou no grupo Mateus Calvis Soares, como orientando de Mestrado. Em 2021, duas bolsas de IC aprovadas, as quais estão em andamento. Em 2021, o coordenador publicou um livro de ficção. Está em andamento também um e-book do coordenador, além de e-book com artigo em parceria com orientando Mateus Calvis. Em 2021, o orientando Mateus Calvis prestou exame de qualificação.
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Grupo de Pesquisa Literatura e Tempos Sombrios
Docentes da UFMS
Marcos Rogério Heck Dorneles
Repercussões dos trabalhos do grupo
O Grupo de Pesquisa realizou entre 16 e 20 de agosto de 2021 o I Seminário do Grupo de Pesquisa Literatura e Tempos Sombrios – Ensino e Pesquisa em Letras – Edição Online, evento que contou com a participação de mais de 200 inscritos, que assistiram a 10 conferências, sessões de comunicação e sessões de Defesas de Projetos de TCC dos cursos de Letras do Campus do Pantanal. Colaboram para a realização do evento, proferindo conferências, professores da UFRGS, da UFSM e da UNEMAT, além dos professores que integram o grupo.
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Educação crítica, criativa e ética por Linguagens, Transculturalidades e Tecnologias
Docentes da UFMS
Mario Marcio Godoy Ribas
Vinícius Oliveira de Oliveira
Repercussões dos trabalhos do grupo
Este grupo de pesquisa está situado num contexto maior de pesquisa já cadastrado no CNPq, conforme indicado na rede de pesquisa abaixo. O objetivo é expandir local e regionalmente os estudos acerca de educação por meio de linguagens existentes e emergentes (a exemplo das digitais), as quais estão atreladas às questões transculturais complexas e dinâmicas. Nesse sentido, o enfoque preocupa-se com a atualização teórico-prática para o fortalecimento da grande área, ou seja, Linguística, Letras e Arte no setor educação. O plano é ampliar a repercussão do trabalho no grupo por meio das influências nas pesquisas individualmente coordenadas por cada participante deste grupo com reflexos em seus contextos que conectam outros pesquisadores, por exemplo, seus orientandos. Ao mesmo tempo, estão previstas disseminações nacionais e internacionais dos processos e resultados deste grupo de estudo em eventos, publicações de artigos em periódicos e revistas da CAPES, capítulos de livros, resumos em an
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Formação de Professores de Línguas para Contextos Multiculturais.
Docentes da UFMS
Celma Francelino Fialho
Paulo Baltazar
Repercussões dos trabalhos do grupo
O grupo de pesquisa volta-se para as de questões sobre usos e ensino de línguas em contextos bidialetais, bilíngües e multiculturais: contextos indígenas, imigrantes, de fronteira, comunidades de surdos, escolas bilíngües de elite, relacionados ao multiculturalismo do Estado do Mato Grosso do Sul. Assim, entendemos que há uma diversidade de estudos a serem feitos nessa região contemplando aspectos da linguagem, da língua, do ensino de línguas e da cultura regional. Diante disto, a atenção deste grupo,além da pesquisa na área de Letras e Linguistica, contempla o intercâmbio com outras áreas do conhecimento, para que se possa alavancar pesquisas promovendo o desenvolvimento da formação de professores de línguas para os contextos de bi/multilingüismo e multiculturalismo caracterizado pela relação entre a língua portuguesa e as línguas indígenas locais(Guarani,Terena,Kadiwéu,Kinikinau,Guató)e ainda a relação língua portuguesa e língua espanhola na fronteira Brasil-Paraguai e Brasil-Bolívia
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Estudo de Línguas Faladas no Brasil: Análise, Descrição e Documentação
Docentes da UFMS
Onilda Sanches Nincao
Repercussões dos trabalhos do grupo
Esta linha de comporta projetos referentes à análise, descrição e documentação das línguas brasileiras. Sabe-se que no Brasil há mais de 180 línguas indígenas faladas; dentro deste cenário que esta linha se faz importante, pois procura abranger s relacionadas a esta diversidade linguística. Resultados: FERREIRA, R. V.. Palavras Ofaié: um resgate da memória lexical.. 1. ed. Campo Grande: Editora da UFMS, 2017. v. 1. 139p . OLIVEIRA, C. P. ; FERREIRA, R. V. ; Burgo, Vanessa Hagemeyer . Ethnic language and bilingualism: the acquisition of Karajá as a second language. Linguagem & Ensino (UCPel), v. 23, p. 1145-1161, 2020. OLIVEIRA, C. P. ; FERREIRA, R. V. . Um estudo sobre criação de palavras na língua terena (Arawak). Revista Estudos em Letras UEMS, v. 1, p. 130-142, 2020. FERREIRA, R. V. Concordância de participante em Matis (Pano). In Ameríndia. Paris: CNRS. no. 39, v.1 e 2. 2016. ISSN 02218852 FERREIRA, R. V.; NINCAO, O. S. . O linguista, o trabalho linguístico e a educação escolar .
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ANTROPOLOGIA, DIREITOS HUMANOS E POVOS TRADICIONAIS
Docentes da UFMS
Paulo Baltazar
Repercussões dos trabalhos do grupo
+ESPECIALIZAÇÃO na temática: Culturas e História dos Povos Indígenas, com mais de 200 alunos (MEC/UFMS). +Publicação de livros: Direitos Humanos (MEC); Cultura e História dos Povos Indígenas em MS (UFMS); Políticas de Inclusão: indígenas no Ensino Superior. +03 cursos de Formação de profissionais – EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS em MS (2008, 2010 e 2013) Municípios polos (Campo Grande, Amambaí, Aquidauana, Coxim, Corumbá, Bela Vista) e outros 16 municípios vizinhos. +Criação do Comitê Estadual de Educação em DH de MS em 2010 e capacitação de 350 profissionais da educação sobre os Direitos Humanos. +Projeto de pesquisa com financiamento público – Políticas públicas em comunidades quilombolas de MS; no prelo, livro sobre o tema. +Projeto do UNICEF (2010-2011) LEVANTAMENTO DIAGNÓSTICO QUALITATIVO sobre o grau de realização de Direitos Humanos das mulheres e crianças indígenas de Dourados/MS; +Projeto de pesquisa: Análise da Migração e tráfico de pessoas na fronteira de MS (UCDB. UFMS e MPT)
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Álgebra e Aplicações
Docentes da UFMS
João Batista Garcia
Repercussões dos trabalhos do grupo
Grupo de Pesquisa que agora está no INMA.
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Grupo de Estudos e Pesquisa em Acessibilidade e Laboratório de Ações Escolares Inclusivas – GEPA/LABAC
Docentes da UFMS
Franchys Marizethe Nascimento Santana
Helen Paola Vieira Bueno
Janaína Nogueira Maia Carvalho
Janete Rosa da Fonseca
Luci Carlos de Andrade
Rita de Fátima da Silva Rosas de Castro
Vera Lucia Gomes
Repercussões dos trabalhos do grupo
O GEPA/LABAC já tem um histórico de trabalho que se iniciou em 2014 e que se estendeu até o ano de 2018 em Ponta Porã, onde capacitou TODOS(AS) os(as) professores(as) da Educação Especial da rede estadual de Educação. Estes se reuniam no campus de Ponta Porã, uma vez por semana para discutir sobre suas práticas. Também realizou o I Simpósio em Educação Inclusiva na Fronteira, com profissionais da Espanha, Portugal e Paraguai. Acadêmicos(as) foram capacitados em fotografia no Evento Fotografia: Uma abordagem inclusiva. Posteriormente estes capacitaram educandos(as) da rede municipal de ensino que tinham uma condição de deficiência e aprenderam a fotografia para se auto fotografar. O intuito foi provocar por parte desses educandos(as), um olhar de apreciação a si, um elemento a contribuir para o autoconhecimento e para o sentimento de auto estima, com vistas a seu protagonismo. Reativar o grupo GEPA/LABAC em Aquidauana, criará novas possibilidades de atuação e produção do conhecimento.
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Grupo de Estudo e Pesquisa crianças e Infâncias/GEPCI
Docentes da UFMS
Janaína Nogueira Maia Carvalho
Rita de Fátima da Silva Rosas de Castro
Repercussões dos trabalhos do grupo
Este grupo de Estudo e Pesquisa se justifica pelo avanço dos estudos em abordagem da Sociologia da Infância e, pela importância de se ampliar conhecimentos sobre a/s criança/s e sua/s infância/s à docentes da Educação Infantil e Ensino Fundamental I, bem como acadêmicxs de Pedagogia e/outros profissionais envolvidos com a história da crianças e suas infâncias. Para essa justificativa, sublinho o que salienta dois autores desta abordagem teórica: Sarmento (2013), salienta que, a educação da infância deve ser organizada como um campo de possibilidades, considerada o espaço social da vida das crianças, pois neste lugar há um encontro de culturas. Tendo em vista os fatos apresentados, o autor descreve dez proposições de encontro teórico entre as diferentes abordagens presentes na sociologia da infância. São pontos comuns entre outros campos como a Antropologia da Infância, na Psicologia ou na Sociologia da Educação que, segundo Sarmento (2008a, p. 56), estabelece as bases da Sociologia d
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GEPIEI- GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS SOBRE INFANCIAS E EDUCAÇÃO INFANTIL
Docentes da UFMS
Janaína Nogueira Maia Carvalho
Repercussões dos trabalhos do grupo
O Grupo de Estudo e Pesquisa em Infância e Educação Infantil (GEPIEI) foi criado em 2009, na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – Campus do Pantanal, com o objetivo de promover estudos e debates sobre Infância e Educação Infantil. O grupo, composto por professoras do Curso de Pedagogia, alunas do curso de Pedagogia e do Mestrado em Educação; bolsistas de iniciação científica, bolsistas do programa Bolsa Permanência e professores do sistema de ensino municipal e estadual interessados em estudar as temáticas afins, também se propõe ser um espaço de pesquisas. Apresenta como resultados a execução de projetos de extensão e pesquisa que contribuem para uma melhor formação dos acadêmicos, bem como para aprofundamento dos conhecimentos acerca da infância e da Educação Infantil na região, no Brasil e no mundo. Mantem parceria de trabalho de pesquisas e extensão com os grupos de pesquisa: Forprat-UFMS/CPAN; GPDFIRS-FCT/UNESP e GForp-UFMS/CPTL
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Grupo de Pesquisa em Estudos Decoloniais – GPED
Docentes da UFMS
Fátima Cristina Duarte Ferreira
Janete Rosa da Fonseca
Maria Neusa Gonçalves Gomes de Souza
Repercussões dos trabalhos do grupo
O grupo de Pesquisa em estudos Decoloniais desenvolve um trabalho voltado para a valorização da necessidade de a Universidade pesquisar o conhecimento produzido desde o local: Decolonialidade e interculturalidade. Iniciou com uma pesquisa do grupo que foi aprovada no ECER 2021, Conferência Europeia sobre Pesquisa Educacional, que visa promover a pesquisa de alta qualidade para o benefício da educação da sociedade. Organizado pela EERA e pelo Comitê Organizador da Universidade de Genebra e da Valais University of Teacher Education. A proposta do GPED tem relação com a necessidade de dar visibilidade as narrativas daqueles sujeitos que ancestralmente, relacionaram-se com o espaço/ território sul americano. O grupo de pesquisadores pretende dar visibilidade a estas aprendizagens através de suas publicações e participações em eventos. Recentemente estabeleceu uma parceria com a Universidade de Salamanca através da ABS para pesquisas sobre decolonialidade.
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Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Física Inclusiva
Docentes da UFMS
Rita de Fátima da Silva Rosas de Castro
Repercussões dos trabalhos do grupo
O objetivo do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Física inclusiva é investigar os elementos que permeiam a área da Educação Física em uma perspectiva inclusivista, enfocando as pessoas com deficiência, com transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades. Atualmente as pesquisas versam sobre o desenvolvimento profissional docente voltados à área inclusiva e às experiências de pessoas com deficiência na educação física escolar.
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CADEF – Movimento Espacial da Fronteira
Docentes da UFMS
Patricia Zaczuk Bassinello
Repercussões dos trabalhos do grupo
O estudo sobre a realidade dos municípios da fronteira Brasil-Bolívia e Brasil-Paraguay praticamente inexistia. As práticas econômicas, a dinâmica territorial e a condição administrativa dos municípios instalados na faixa de fronteira estão ainda muito distantes de serem entendidas. As diversas relações de proximidade, interação social e cultural entre as cidades conurbadas internacionais possuem uma forma própria de ser e uma forma particular de interagir com o território. Este grupo de pesquisa é, senão, uma tentativa acadêmica de diagnosticar e analisar o conjunto de relações espaciais que sobrevivem, atuam, articulam e consolidam um desenho regional, aparentemente, diferenciado doutros municípios não fronteiriços.
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Laboratório Interdisciplinar de Estudos Culturais – LindeCult
Docentes da UFMS
Helen Paola Vieira Bueno
Patricia Zaczuk Bassinello
Repercussões dos trabalhos do grupo
O LindeCult vem com o objetivo de agregar a produção do curso de licenciatura em História da UFMS/CPNA com o mestrado interdisciplinar de Estudos Culturais – PPGCult – UFMS/CPAq. Têm-se como foco a produção de artigos científicos, livros, organização de eventos acadêmicos e desenvolvimento de pesquisas me nível de graduação (TCC e IC) e as produções discentes da Pós-graduação em Estudos Culturais.
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